Benchmarking tem origem na palavra inglesa ‘benchmark’ que quer dizer ‘referência’. É uma análise estratégica aprofundada das práticas usadas pelas empresas do mesmo segmento. A comparação é uma prática natural do ser humano, ou seja, comparar é uma prática saudável para todos que desejam ter sucesso. No universo empresarial não é diferente. Então, o benchmarking é valiosíssimo para verificar como a empresa vem se saindo, quando comparada com a concorrência. Portanto, independente do tamanho do seu negócio ou do ramo de atuação, essa prática deve ser exercida.

Entenda melhor sobre o Benchmarking

Quando se tem um feedback sobre o que está dando resultado no mercado ou não, sobre como as empresas tem se saído no segmento, as chances de acerto e de melhores resultados no empreendimento só aumentam. Ou seja, essa referência que o benchmarking oferece, poderá ser usada pela equipe de marketing ou agência responsável, para o desenvolvimento de melhor posicionamento da marca ou empresa. Aumentando a sua visibilidade, venda e rendimento no mercado.

Todo empreendedor comprometido com o seu negócio, está sempre em busca de melhorias e adoção de novas práticas em seus processos. Saber o que o seu concorrente está fazendo, ou a linha de raciocínio utilizada, pode te auxiliar. No entanto, isso não quer dizer que você deve copiar a concorrência. Pelo contrário, você deve abordar pontos positivos ou que funcionem para o seu negócio, os modificando e fazendo com que algum insight melhor surja, fazendo com que a sua empresa esteja sempre a frente no segmento de atuação. Além disso, você pode:

  • Sair a frente com novas tendencias que foram identificadas no benchmarking,
  • Desenvolver novas estratégias e habilidades, com a criação de planos para o crescimento da sua empresa ou marca,
  • Identificar quais práticas podem te trazer sucesso, observando empresas que já tenham conhecimento no assunto,
  • Poder ter base para argumentar investimentos futuros.

O que mais preciso saber?

São diversos os benefícios que essa prática pode trazer para você e o seu negócio. Basta saber realizar essa pesquisa de forma a identificar os melhores na sua área, e colocar em prática as melhores estratégias. Para ter certeza que o seu benchmarking foi feito de maneira correta e irá te ajudar, veja o que é necessário seguir:

  • Saber como os concorrentes estão posicionados na internet. Ou seja, quais meios utilizam, como sites, redes sociais, se possuem blogs.
  • Quais os canais de investimento e quais as estratégias mais utilizam,
  • Com qual frequência e como interagem com o público e que tipo de informação utilizam.

Entender as práticas utilizadas, quais mídias digitais e quais as principais estratégias seus concorrentes utilizam, podem te dar um ideia de para que lado seguir. Agências de Marketing Digital fazem esse serviço, além de traçar as melhores estratégias em todo âmbito online.

Caso esteja a procura de uma equipe para te ajudar a traçar as melhores estratégias, não deixe de entrar em contato conosco!