O COVID-19 é uma realidade que se fez presente entre nós em um curto espaço de tempo. Além de toda preocupação com a saúde para não contrair o vírus, empreendedores enfrentam outro grande desafio: como passar por essa crise?

Sabemos que uma pandemia como essa não está prevista em nenhum planejamento, então pode-se afirmar que pequenas, médias e grandes empresas precisam de adaptar a esse novo momento. Sabe aquela expressão conhecida popularmente – “se a vida te der um limão, faça uma limonada” – ela é quem vai diferenciar o seu negócio nesse momento.

Mercado Livre muda logotipo em função da pandemia de COVID-19.

Mercado Livre muda logotipo em função da pandemia de COVID-19O Mercado Livre, por exemplo, está sendo um grande mestre de como usar o branding para agregar valor ao seu negócio. A empresa, no fim da noite do dia 16/03, mudou o seu logotipo e atualizou todas as suas plataformas digitais. Originalmente, o mesmo representava o icônico aperto de mãos, que agora foi substituído para o cumprimento do toque dos cotovelos, conforme recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

Além disso, aplicaram em sua comunicação a seguinte mensagem:
Juntos. De mãos dadas, ou não.
Para dias melhores chegarem antes.

A iniciativa foi muito bem recebida pelo público, gerando um engajamento positivo para a empresa. E claro que com todo o alcance da marca, contribuíram para a conscientização da população.

No entanto, apesar de todos os prejuízos e queda no mercado, sabemos que grandes empresas passam por crises com mais flexibilidade. Mas e os pequenos e médios empreendedores?

Separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento de incertezas. Confira:

A hora agora não é de lucrar, mas sim de não perder. Se você trabalha com prestação de serviços online, ofereça um desconto! Sabe aquele orçamento que está em análise? Que tal entrar em contato com seu cliente, negociar o valor e garantir o contrato.

Se você tem um estabelecimento que não tenha aglomeração de pessoas e decidiu continuar o atendimento, reforce os cuidados com a higiene. Deixe claro em suas mídias digitais sobre a prevenção e sobre os novos hábitos dos funcionários.

Para os empreendedores que trabalham com brinquedos e criações para o público infantil, agora é a hora de anunciar nos grupos de mamães, uma vez que as crianças estão todas em casa.

Transforme as reuniões físicas em reuniões online, além de ter um custo menor, é possível esclarecer dúvidas e continuar tocando todas as negociações.

E o mais importante, tenha consciência. Não é o momento de aumentar valores de tabela ou super faturar, independente da área da sua área atuação. É hora de conscientização, de contenção de gastos e de inovar para manter as vendas, o lucro e passar por essa crise.

Se precisar de uma ajudinha com a sua comunicação, não deixe de entrar em contato conosco. Estamos home office, com álcool gel do ladinho do computador, protegidos e prontos para te atender.??