Para que uma empresa seja encontrada na internet, na era da informação, produzir conteúdo é um requisito quase que obrigatório. Mas, planejar o que será escrito é mais importante do que realmente se escreve. Todos aqueles que trabalham com produção de conteúdo, seja para sites, blogs ou redes sociais, devem criar informações que de fato sejam lidas. Ou seja, o planejamento de conteúdo é fundamental para quem atua na área (agência ou marketing interno em empresas) e deseja que seu conteúdo seja de fato, visto. Da mesma forma, o material criado deve instigar os leitores e ser o melhor para que possa ser recomendado. Mas, para isso, é importante saber três coisas:
- Qual o momento que o seu leitor está vivendo?
- Pra quem você está escrevendo?
- Em que momento o seu conteúdo vai atingir o público?
Entenda mais sobre cada um desses itens:
Momento – Cada um vive em suas vidas, momentos específicos e individuais. Portanto, é importante que o planejamento de conteúdo siga conforme as dores do seu público-alvo. Por exemplo: Uma clinica de estética que faz um post sobre como tratar acnes profundas. Sem dúvidas quem sofre com esse problema vai ser atraído pelo conteúdo e pode se tornar um cliente em potencial.
Para quem – Você precisa entender para quem irá escrever. É estrema importância pensar no que as pessoas esperam do conteúdo da sua empresa. Além disso, é importante descobrir qual a melhor forma de linguagem para se comunicar com o seu público. A linguagem é algo importante para produzir um conteúdo de qualidade. Já pensou você pegar uma receita de bolos, por exemplo, com diversos termos técnicos e difíceis de entender? A maioria das pessoas, pra não dizer todas, irá sair sem se interessar pelo que você escreveu, além de não haver nenhuma interação.
Atingir – Todo conteúdo produzido deve ter data e horário para divulgação, fazendo com quem te segue e se interessa pelo que você escreve, se acostume e você possa ter audiência. Ou seja, se você produz conteúdos uma vez por semana para o seu blog, o ideal é que ele seja postado sempre no mesmo dia mesmo horário. Já para posts em redes sociais, você deve fazer testes para ver em quais dias e horários o seu público interage e os seus conteúdos tem mais engajamento.
Planejamento de conteúdo na prática
Antes da produção em si, é necessário traçar 3 planos, a fim de fazer com que quem esteja lendo o seu conteúdo, se interesse pelo seu produto ou serviço. Ou seja, para que você saiba qual público receberá seu conteúdo, se irá atingir diferentes públicos e por fim, os temas a serem abordados. Isso se refere á persona e funil de vendas. Pesquisar as palavras-chave é importante para que seu texto tenha engajamento, principalmente pelo Google e consiga ter tráfego orgânico. Além disso, associe seus conteúdos às estratégias da empresa, a fim de obter resultados melhores.
Então, podemos ver a importância do planejamento de conteúdo para se ter resultados cada vez melhores no mundo online. Se você deseja investir em Marketing Digital de qualidade, com todas as técnicas necessárias para que seu negócio seja cada vez mais visto nesse meio, entre em contato conosco.
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